Já conhece a “My Friend Paco”?

By  |  0 Comments

A nossa casa é o nosso casulo, o nosso abrigo, onde recarregamos as energias e onde nos devemos sentir tranquilos e felizes. Tudo o que está à nossa volta influencia de alguma forma o nosso mood e reflecte também a nossa personalidade, por isso sempre dei muito valor ao espaço e àquilo de que me faço rodear. Isto, aliado à paixão pelo design e uma grande vontade de criar e materializar algo que possa fazer parte da vida de alguém fez com que criasse a My Friend Paco.

Inaugurada no passado dia 1 de Julho, a My Friend Paco nasce como uma nova marca de acessórios de design para a casa com personalidade própria. O lema é contribuir para um quotidiano caseiro mais alegre e bem humorado, com almofadas simples mas ao mesmo tempo arrojadas que marcam a diferença, seja pela combinação de cores, os motivos exóticos, ou texturas que nos remetem para o passado.

Desde que me lembro de existir que gosto de desenhar e de criar. Apesar de gostar de ler, nunca fui muito forte em palavras, o lado visual e gráfico do mundo sempre me cativou mais, até porque acho que as melhores coisas da vida não se traduzem em palavras.

Foi assim que decidi estudar Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde tive contacto com várias técnicas e áreas dentro da arte e do design. Durante esse percurso e essencialmente por estudar numa escola de Belas Artes, a criatividade e estética no meu trabalho sempre foram valorizadas e estimuladas e apesar de não saber concretamente o que queria fazer profissionalmente, sabia muito bem o que não queria.
Entre estágios curriculares, um curso de especialização em web design e uma nova vida em Lisboa, percebi que o que não queria mesmo era passar os meus dias numa agência de publicidade, onde a maioria do trabalho que nos chega às mãos é mais técnico do que criativo e onde a liberdade de expressão não existe. Foi quando criei o meu primeiro projecto – a Fosfeno: uma marca de candeeiros adornados com elementos de papel feitos à mão. Claro que eu tinha acabado de terminar o curso e não fazia ideia de como gerir um pequeno negócio, nem eu própria via a Fosfeno como um negócio: era simplesmente uma coisa que eu gostava imenso de fazer mas que, infelizmente, não pagava a renda no final do mês.

 

jill

 

O bichinho de ter uma marca própria ficou, e após três anos a trabalhar numa empresa de design de produto como designer de comunicação e acessora de imprensa, senti o “chamamento”. Tinha várias ideias na cabeça a fervilhar e a gritarem para que as concretizasse, e em Janeiro deste ano larguei tudo para me dedicar à criação de uma marca que reflectisse quem sou e o que valorizo. A My Friend Paco surge desta vontade de materializar todo um imaginário em algo que seja utilizável, com o objectivo de dar às pessoas um produto diferenciado e autêntico, criativo e com personalidade.

Quando damos uma parte de nós a um projecto, e quando digo dar uma parte de nós digo transpor uma parte da nossa personalidade, cultura, sentimentos ou memórias, automaticamente esse projecto vai ter uma alma própria e vai reflectir emoção. É exactamente por isso que dei o nome de My Friend Paco à marca, porque cada peça é feita com devoção e cuidado, como se estivesse a escrever uma história e cada produto é uma das suas personagens.

Para já, os “amigos” comercializados são almofadas: umas são estampadas com motivos gráficos divertidos e bem humorados, outras são bordadas à mão com motivos florais ou formas abstractas, sempre jogando com a cor, a textura, e a tradição. Seja numas ou noutras, a produção é sempre feita em Portugal e em séries limitadas, para assim preservar a autenticidade e exclusividade de cada peça.

Como todas as personagens, as almofadas da My Friend Paco têm a sua própria personalidade e história. Tal como verdadeiros amigos, elas são feitas para partilhar momentos, como noites de filmes e pipocas, conversas intermináveis ou horas a ler um livro espetacular. Cada uma foi detalhadamente pensada e desenhada para dar uma vibração especial ao espaço onde está.

Futuramente a ideia é alastrar a família a outros objectos decorativos, sempre seguindo o mesmo ideal: criar produtos especiais que façam parte do nosso dia-a-dia e que exaltem a beleza muitas vezes esquecida dos mais simples momentos do quotidiano.

Afinal de contas, no fim o que realmente importa são as experiências que vivemos, e é sempre melhor se as vivermos rodeados de amigos.

A coleção pode ser vista e comprada em www.myfriendpaco.com, e na loja Roof Design Studio, em Lisboa.

BIOGRAFIA:

Após terminar os seus estudos em Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes do Porto e Politecnico di Milano em 2011, Maria Figueiredo, natural de Viseu, escolhe a cidade de Lisboa para viver. Aí iniciou a sua carreira como designer numa empresa de design de produto, a Mambo Unlimited Ideas, onde descobriu a paixão pela decoração de interiores.No final de 2015, decide seguir o sonho de criar a sua própria marca e deixar o emprego fixo, mudando completamente o curso da sua vida.  Assim, após 7 meses nasce a My Friend Paco, e o resto é história.