O que é que Viseu tem?

By  |  0 Comments

Viseu, Terra de Grão Vasco,
Grão Vasco, Grande pintor.
Duma Obra sem igual
De incomparável valor!
Teus encantos têm magia
De inigualável beleza…
Quem te visitar um dia,
Fica com esta certeza*

O que é que Viseu tem?

Tem encantos que não escapam a ninguém! É o que Viseu tem.
Viseu tem um coração, de quem a vive, de quem vai e sempre leva. Viseu é formosura, é encanto, é vaidade, Viseu… é cidade de qualidade!
Nós, Viseenses, erguemos alto o orgulho que temos ao falar da nossa cidade. Ao longo dos tempos vimos e vimo-nos crescer. Agrada-nos a urbanidade! Quem vai e regressa, quem fica e se dá conta, observa espaços mais arejados, avenidas golpeadas, vias mais desimpedidas, vê uma cidade crescida e hoje, até vê uma cidade mais maquilhada. Também vê uma cidade mais presente, faladora e que muito comunica. Temos uma cidade mais participada. Uma cidade que escuta e que se afirma até mais não, que insiste na sua marca: A Cidade-região!

O que é que Viseu tem?

Viseu tem falta de emprego. De investimento. Tem saudades de indústria, de comércio e de movimento. Tem jovens que vão e não voltam, de gente que vem e não fica. Tem uma história de fazer inveja, mas anos seguidos de caminho só e que não mais se deseja. Tem ânsia de ver ser feito, mas que falta acontecer. Um estádio grande, mas nas bancadas: um vazio de entristecer. Tem apostas no diferente, no ousado e no reticente. Em Viseu há certas coisas que não nos passavam pela mente. Tem políticos dos bons, alguns de visão desarranjada, de Viseu lembram-se ao fim de semana, à semana a cidade fica abandonada. Viseu tem o Douro e o Dão, mas também falta a unidade, o entendimento e a coesão. Temos atitude e habilidade, mas falta-nos a coragem de trazer o comboio, a auto-estrada e a Universidade. Tem falta de habitantes na alta e o desemprego que não baixa. Gente de visão alargada e domesticada na orientação, gente hábil na critica mas inútil na acção.
Hoje, Viseu é cidade do futuro, cheio de esperança, faustoso e pimpão, um edil aconchegado na Câmara e um deserto na oposição.

O que é que Viseu tem?

Detalhes que não deveriam escapar a ninguém…

Votos de um ano novo fortalecido na perseverança.

 

Rúben Fonseca 

*in, Viseu terra de encanto.
**foto: Prof. Jerónimo Costa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.