Um país, um desporto, um atleta‏

By  |  0 Comments

Portugal, Futebol e Ronaldo.

Cristiano Ronaldo, um menino pequenino chegava ao Continente vindo da Madeira. Ele queria ser jogador de futebol e foi para Lisboa à procura de uma oportunidade. Cresceu, agarrou a posição, voou para Manchester e de seguida para Madrid. Passaram quase 20 anos, e acaba de conquistar o 3º troféu FIFA Ballon D’Or. É hoje um ídolo internacional, conhecido como um atleta profissional e trabalhador. Utiliza o talento e junta-lhe esforço e dedicação.

Di Stefano, Maradona, Pele no futebol, Colin McRae e Loeb no rali, Ayrton Senna e Michael Schumacher na F1, Tigger Woods no Golf, Magic Johnson e Michael Jordan no basket, Bjorn Borg e Sampras no ténis, Usain Bolt nos 100m, Michael Phelps na natação, tantas lendas do desporto entre outras.

Ronaldo, um trabalhador incansável! Será ele o melhor desportista de sempre?

O orgulho de um país que vê nele um exemplo. Ainda que não seja, naturalmente, o desporto preferido de absolutamente todos os portugueses, o futebol é o mais mediático e desporto rei no país. Não acho que Portugal é só futebol, mas acho que fica muito bem a todos os portugueses assumir que é graças ao futebol e ao Ronaldo que o país é conhecido além fronteiras.

Pela minha experiência, os estrangeiros depois de saberem que sou português, as primeiras palavras que dizem respectivas ao que conhecem do nosso país são “Ronaldo” e “batata com bacalhau”.

Felizmente ou infelizmente, é a verdade, e o Ronaldo é na actualidade o maior transportador da imagem de Portugal lá fora.

Gustavo Brás

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.