Um projeto chamado “anygivenstory”

By  |  0 Comments

Não passaram mais de uma dúzia de semanas desde que o anygivenstory viu a luz do dia pela primeira vez. O nome do projeto, parecendo que não, até é autoexplicativo e não deixa margem para grandes dúvidas: gostamos de histórias. Surpresa! Desta é que não estavam à espera…

Entre os nossos empregos e alguma vontade de fazer algo criativo e desafiante, surgiu a ideia de criar um blog. O propósito seria o de partilhar histórias reais usando aquilo que há quem diga que são as nossas skills: vídeo, fotografia e escrita. Vá, e conversa, confessamos.

Começámos, silenciosamente, a trabalhar nos bastidores do blog. Em paralelo, fizemos algumas alterações na nossa vida para encontrarmos tempo e energia para fazer crescer o anygivenstory. Finalmente, em junho de 2016, num momento de impulsividade mascarado de ai-que-somos-tão-espontâneos, lançámo-lo online. Já está.

No nosso blog podem ler que procuramos “boas histórias que merecem ser contadas”. Acabámos por organizá-las em três categorias: person, place e idea (uma vez mais, tanta subtileza…). Nelas cabem histórias sobre pessoas, vidas e famílias, os seus percursos, vivências, aspirações e lições. Também sobre lugares por onde passámos e aquilo que trazemos deles. E, ainda, sobre projetos e ideias que tenham um propósito e, principalmente, uma alma.

Fomos definindo um método pelo caminho e que tem funcionado. Envolve uma conversa (não raramente longa), informal e gravada. Pode ou não incluir lágrimas, risos, comentários e até algumas baforadas de tabaco pelo meio – tudo opcional. Esta conversa serve de base para construir a narrativa do vídeo e da escrita. Tratamos depois da parte visual: captamos imagens em vídeo e fotografia para podermos dar alguma cor à história. Por fim, num processo moroso sobre o qual com certeza não quererão ouvir falar, tudo isto é bem cozinhado, materializado e publicado no blog.

Esta, ainda curta, aventura à procura de anygivenstory já nos deu a oportunidade de partilharmos algumas histórias, todas elas diferentes.

A do Fernando e da Mané, que abriram as portas da sua loja/atelier e do seu coração: “É tão simples: sentimo-nos felizes só por poder fazer mais, criar mais e mais peças.”.

A da Maria, que nos falou de género, bilinguismo, emigração, maternidade e paternidade, política e valores na educação do seu filho Lucas: “Queremos que ele saiba que o mundo mudou e pode ser mudado.”.

A de Bali, dos campos de arroz, dos templos, das praias, da gastronomia deliciosa, das oferendas, visto através dos nossos olhos e experiência.

A da Marine, que emotivamente nos relatou o percurso do seu projeto no qual casa, de forma inesperada, o cancro com o humor: “Foi muito mais difícil ser cuidadora do que doente oncológica.”.

Muitas outras histórias vêm a caminho. Algumas terão de percorrer milhares de quilómetros. E hão-de chegar, à semelhança do que tem acontecido, aos ecrãs de quem quer que goste do que fazemos. Porque uma coisa é certa: nós adoramos fazê-lo.

 

BIOGRAFIA

Por detrás do anygivenstory, estamos a Carolina e o João. Conhecemo-nos na escola, em Viseu, onde passámos a nossa infância e adolescência. O João formou-se em Ciências da Comunicação e a Carolina em Psicologia. Passámos por diferentes cidades e países até cometermos a loucura de nos casarmos em 2014. Atualmente, vivemos em Oeiras, Portugal. Partilhamos o gosto pelas viagens, aventuras e contar histórias. Decidimos fazer algumas mudanças nas nossas vidas para podermos seguir estas paixões. Criámos uma plataforma – http://www.anygivenstory.com – onde vão parar todas as histórias que nos são, de alguma forma, especiais.